quinta-feira, 12 de novembro de 2015

ANTÓNIO COSTA E O RESGATE DOS VOTOS PERDIDOS
(Texto escrito a 12 de Outubro de 2015)

Para conseguirmos perceber este exercício de contorcionismo político de António Costa, precisamos de identificar 3 fases distintas que tiveram lugar em menos de 1 ano.

Fase1: ainda há menos de 1 ano
António Costa já era 1º Ministro de Portugal, só seria necessário esperar pelas eleições, que obviamente confirmariam, quiçá, por maioria absoluta a vitória do novo secretário Geral do PS. Finalmente o PS tinha um SG que não se limitava a ganhar por "poucochinho", mas que iria ganhar por muitos, obviamente!

Fase 2: desde Julho até ao dia das eleições
António Costa e a sua direção começam a sentir que, afinal, a coisa não ía ser fácil, e que a coligação de Passos e Portas poderia vender cara a pele. De um momento para o outro, o salvador do PS e o homem que convenceu os seus militantes que a vitória era certa e por larga margem, começou a viver o desconforto e a acidez de negar as sondagens e de prometer que o resultado provaria que as empresas do sector estavam todas enganadas.

Fase 3: depois das eleições
António Costa entra em estado profundo de negação. De um momento para o outro, o predestinado à vitória por muitos, perde pela mesma quantia, mas nega tudo o que disse e defendeu, não apresentando a sua demissão, única saída que seria digna e coerente com tudo aquilo que defendeu para afastar António José Seguro!
A vertigem dolorosa de passar de promitente 1º MInistro a grande derrotado da compita eleitoral atirou António Costa contra o espelho da realidade, que este não aceita e nega, produzindo cenas de um conturcionismo político nunca visto no PS.
Com efeito, na impossibilidade de dar ao PS e aos seus militantes aquilo que lhes havia prometido, a vitória, António Costa lançou-se numa encenação política perigosa para o PS e para o País, buscando à esquerda os votos e os mandatos que o povo, pela via democrática, lhe negou nas urnas!
Em bom rigor, ao arrepio da tradição responsável do PS, que se afirmou no regime democrático português, pela mão de Mário Soares, na luta contra o radicalismo de esquerda, António Costa, na luta desesperada pela sua sobrevivência política, tenta levar a cabo uma operação suicida de resgate dos mandatos da esquerda, em troca do takeover político e ideológico do PS pela extrema esquerda!
Obviamente que tudo isto vai acabar muito mal para o PS, a menos que a comissão política do PS e os seus militantes não se permitam servir de avalistas de um empréstimo de mandatos cuja taxa de juro jamais o PS poderá pagar!

António Ribeiro
(texto escrito a 12 de Outubro de 2015)
ANTÓNIO COSTA: DE GRANDE DERROTADO A GRANDE DESCARADO
(Texto escrito a 5 de Outubro de 2015)

Quando as sondagens ainda atribuíam a António Costa vantagem muito confortável , escrevi mais uma heresia: disse que António Costa não ía lá das pernas, basicamente porque sacrificava tudo à táctica política, em prejuízo da coerência e da autenticidade (reproduzo abaixo o que escrevi no facebook no início de Julho)!

Parece que não me enganei, e o exercício quase patético a que António Costa se prestou esta noite não abona a seu favor. A única opção digna que António Costa tinha era, obviamente, demitir-se!

Como é que alguém que expulsa da liderança do partido o secretário Geral em funções porque ganhou por poucos, é derrotado por muitos, e pode achar que reúne condições para continuar?

De facto António Costa ganhou esta noite o troféu do grande derrotado. Depois daquele exercício de contorcionismo político inqualificável e pouco digno, ganhou um outro troféu: o do grande Descarado!

António Ribeiro
(Texto escrito a 5 de Outubro de 2015)
ANTÓNIO COSTA , O ETERNO TÁCTICO!
(Texto escrito a 4 de Julho de 2015)

As últimas sondagens têm vindo a colocar em estado de choque o estado maior do partido socialista! De um momento para o outro, e contra todas as expectativas da opinião publicada, a coligação governamental aparece posicionada a par do PS, podendo disputar com este a sorte das próximas eleições.

Atónitos e completamente atordoados com estes "inesperados" resultados das sondagens, os dirigentes socialistas começam a encontrar na prisão preventiva de José Sócrates a causa de todos os males, qual injusta maldição que se haveria de abater sobre tão virtusoa liderança socialista!
A verdade é que António Costa nunca conseguiu fazer do PS uma alternativa credível à actual maioria, fazendo da táctica a panaceia para derrotar os partidos do governo, acreditando que o percurso errático perante diferentes televisões e audiências, haveria de conquistar a simpatia e a crença do eleitorado.
Com efeito, e desde o preciso dia da sua eleição, António Costa tem vindo a presentear-nos com uma enorme insegurança e, sobretudo, com contradições insanáveis que importa registar:
1. No congresso da sua eleição como Secretário-Geral veio defender ao arrepio da tradição responsável do PS alianças políticas e governativas à esquerda, como se alguma vez fosse possivel governar com o PCP e BE, para passado poucos dias vir a reconhecer as virtualidades do Bloco Central que Mário Soares e Mota PInto souberam construir;

2. Embalado pela euforia da vitória do Syrisa precipita-se para os écrans televisivos e celebra em gáudio os resultados deste partido, ignorando de forma cínica o seu parceiro natural, o PASOK, que acabava de ser vexado nas urnas. Passado algum tempo, e perante o comportamento irresponsável e já notoriamente indefensável das gentes do Syrisa, viria a corrigir o tiro e a apelidar de tonta a atitude destes jovens radicais, que mais não fizeram do que agravar de forma brutal as muitas dificuldades do povo Grego;

3. A compor o ramalhete convida para a liderança do Grupo Parlamentar um conjunto de jovens turcos radicais do PS, embevecidos com a dita dinâmica Syrisica, comandados por uma figura apagada e conotada com o passado, o Dr. Ferro Rodrigues. O resultado foi o que se viu: quase todos os dias o Dr. António Costa tem de vir a terreiro corrigir e emendar os desvarios e disparates da liderança daquele Grupo parlamentar do PS;

4. A cereja em cima do bolo tem sido a saga do apoio provável, verosímil, eventual, possivel, admissivel, e sabe lá mais o quê, à candidatura do Professor Sampaio da Nóvoa à Presidência da República. Primeiro foi o convite para falar no Congresso da sua eleição, depois foram encontros "fortuitos" em acções de rua conjuntas, mais tarde é o convite para a convenção do PS, enfim tudo meras coincidências que algumas almas maldosas insistem em entender como o apoio explícito mas não assumido do Dr. António Costa à candidatura em apreço.

Em suma, táctica, táctica e mais táctica... António Costa no seu melhor, não fora ele o eterno táctico!
Cá para mim, não acredito que António Costa chegue lá! TEnho a vantagem de o dizer mesmo quando as sondagens e as euforias partidárias diziam que o António Costa daria 5 a 0 à coligação governamental! Para já não passa do empate e tenho fortes suspeitas que poderá vir a perder o jogo mesmo sem ir a prolongamento. A Ver vamos!


António Ribeiro
(Texto escrito a 4 de Julho de 2015)
MAIS UM CASO LAMENTÁVEL!

(Texto escrito a 30 de Junho de 2015)

Juntaram-se à mesa os interesses do costume, reuniram-se as ditas personalidades de "prestígio" do chamado arco da governação e foram principescamente premiados com salários e honorários simplesmente pornográficos para o País em que vivemos.

A montante de tudo isto, os escritórios de advogados e a banca de investimento do regime organizou os processos e assessorou chineses e portugueses!

Ficou tudo muito feliz com a a forma magnânimo como foi possível distribuir mais este interessante bolo pelo bloco central e o seu sempre útil apêndice de serviço, o CDS, sob a égide e a mestria desse mago da gestão chamado António Mexia (pois é, o Zeinal Bava também era um dos Deuses da gestão até há muito pouco tempo, e eu que o diga! É bonita a festa pá e toda a minha gente, os do costume, saiu a ganhar!

E o interesse nacional? E a salvaguarda dos interesses estratégicos do País e dos trabalhadores destas empresas? Relembro apenas, que só estamos a falar de toda a estrutura energética nacional que foi entregue de bandeja ao estado Chinês!

E isso interessa lá para alguma coisa, o que é preciso é fartar a malta...
E eu continuo a achar que aquilo que é preciso é animar a malta, com trabalho qualificado, com rendimento, com competências, com competitividade, com valor acrescentado nas actividades que desenvolve!

Por último, os meus parabéns à coragem do Tribunal de Contas e ao seu Presidente que é um cidadão que não meteu a ética, nem a responsabilidade cívica na gaveta! Que nunca lhe falte a coragem, Dr. Guilherme de Oliveira Martins!

António Ribeiro
(Texto escrito a 30 de Junho de 2015)
ANTÓNIO COSTA, O SALVADOR!

(texto escrito a 9 de Abril de 2015)


Pois é: há poucos meses atrás António Costa era o messias salvador que rapidamente colocaria o PS no poder, com uma vantagem eleitoral claríssima, usando a linguagem do futebol, nunca menos de 5 a 0 ao Passos Coelho e à coligação no poder! 

Quem dissesse o contrário era apelidado de ignorante e desprovido de qualquer visão política. 

Sei do que estou a falar, ouvi-o dezenas de vezes da boca da dita gente esclarecida e inteligente da política, eufórica com os primeiros foguetes mediáticos da eleição do nobel secretário Geral do PS! 

Pois é, vamos ver como a coisa evolui, mas hoje já é claro que António Costa é mais uma das criações das jotas e da táctica política, revelando uma enorme falta de profundidade e consistência políticas.

António Ribeiro
(texto escrito a 9 de Abril de 2015)
SYNRISAMENTE...
(Texto escrito a 28 de Fevereiro de 2015)

A princípio era o regresso da política à União europeia, finalmente!
Depois foi a descoberta do resgate da dignidade de um povo pela mão de gente preparada e corajosa que nos havia de libertar da opressão e das maldades da Alemanha!
Logo a seguir era o ressuscitar de uma nova era de luta política contra a austeridade e da afirmação de uma alternativa, não só possivel, como necessária, para livrar a Europa dos desmandos e repetidos erros da Sra Merkel.
A tese chegou rapidamente a Portugal e António Costa, de uma só assentada, fez do Syrisa o parceiro político natural do PS, enterrando em campa rasa, e sem direito a lápide, o velho irmão PASOK...
Por toda a parte choveram profissões de fé no Syrisa e nas qualidades virtuosas dos seus líderes e protagonistas. Além de Tsipras, o nobel ministro das finanças Grego desafiava a enquistada Europa e os cavaleiros do demoníaco sistema capitalista, com as suas arrojadas teorias progressistas de "marxista errático". 

Para consumo interno Tsipras anunciava, mais uma vez, o fim da austeridade e da humilhação da Troika, enquanto Varoufakis desfilava o seu charme nas capitais europeias, sem gravata, claro está!
Eis senão quando a realidade desceu à terra, qual ressaca silenciosa, e de um momento para o outro percebe-se a fragilidade e impreparação das gentes do Syrisa, batendo em retirada sem honra nem glória para o Grego Olimpo. Pela Europa fora, orfãos da derrota da encenação Syrisica, desapareceram os discursos e seus autores.
Em Portugal, os irmãos e primos naturais do Syrisa, o BE e o PCP, aconchegados pelos parentes adoptados da direção do Grupo parlamentar do PS, por sua vez abençoados pela agilidade táctica de António Costa, desceram rapidamente e sem demora a rampa do silêncio até ao blackout total.
Afinal qual a diferença de resultados na arena negocial entre o Syrisa e as forças políticas gregas anteriores? A menos das gravatas confesso que, synrisamente, ainda não percebi...
PS: noto, com grande preocupação, que a esquerda radical festejou com fogo de artifício o novo governo grego, sem questionar a aliança anti-natura com a extrema-direita! Julgava esta auto-proclamada esquerda dos valores menos táctica e mais seguidora de princípios e convicções. Parece que me enganei...

António Ribeiro
(Texto escrito a 28 de Fevereiro de 2015)
PORQUE SOU TÃO IGNORANTE

(texto escrito a 27 de Fevereiro de 2015)

Definitivamente Portugal está a viver uma enorme revolução! 

Há pouco tempo atrás atrevi-me a questionar a tão propalada competência do Sr. Zeinal Bava e fui apelidado de ignorante por alguém que conheço há 20 anos! 
Nessa altura, não muito longínqua, o Sr. Zeinal Bava era um dos Deuses do Olimpo português, pornograficamente pago pelo GES/BES ( o que no seu conceito é a mesma coisa!), ou seja, por todos nós! 

Em suma, nessa época, cujos meses de distância ainda conto com os dedos das 2 mãos e 2 pés, havia algumas verdades inquestionáveis que o comum dos mortais, como eu, não estava autorizado a questionar! 

Há muito percebi porque é que Zeinal Bava (e seus acólitos) ganhou o dinheiro que ganhou e os tão anunciados títulos de melhor CEO português e Europeu, qual mago da gestão internacional. 

Todavia, devo confessar que só agora tomei contacto com a melhor síntese para explicar tão grande sucesso: "Porque estavam 15 mil milhões da PT investidos no GES? Porque sim, disse Zeinal Bava!" 

Enfim, o meu conhecido de longa data tem razão, não passo de um ignorante, afinal é tudo tão simples, basta fazer a vontade ao Patrão, assim sem mais nem menos...Valha-me Deus...

António Ribeiro 
(texto escrito a 27 de Fevereiro de 2015)